O jornalismo é primordialmente pauta por boas histórias, que são fruto do bom relacionamento com as fontes humanas. Mas existem recursos digitais que auxiliam a tarefa de garimpar assuntos ou servem como subsídio de informações. Destacamos aqui 4 fontes de temas para elaboração de pautas jornalísticas.
1. Google Trends
Esta é uma ferramenta utilizada para manter um olhar estratégico e ficar alerta sobre as tendências no momento (ou em algum período específico).
Se você trabalha em assessoria de imprensa, as Newsjacking, notícias de oportunidade em português, são uma ótima forma de divulgar seu cliente, mostrando que ele é autoridade em um assunto.
Além disso, ficar de olho no que é tendência permite que você elabore pautas que as pessoas vão ter vontade de compartilhar. Afinal, quando as notícias aparecem em nosso feed porque muitos amigos estão abordando o assunto, ficamos curiosos sobre o conteúdo.
2. NewsStream
Outra forma de ser estratégico para ter um bom insight para pautas sugeridas para jornalistas é investir no uso de uma ferramenta de monitoramento de notícias.
A plataforma de clipping permite que você faça buscas com termos específicos e seja notificado quando um conteúdo novo é indexado no software.
Isso quer dizer que a ferramenta de clipping pode ser usada como um grande aliado da elaboração de pautas na assessoria de imprensa, além de ajudar no monitoramento das matérias que são publicadas nos veículos noticiosos e que mencionam seu cliente.
O NewsStream é um exemplo de ferramenta para clipping. A plataforma otimiza a rotina do assessor de imprensa e garante melhores resultados para a empresa de seu cliente.
3. Twitter
Sabemos que o boom do Twitter já passou há um tempo. No entanto, essa rede social continua relevante, principalmente para profissionais da comunicação e para assuntos atuais no meio mundial.
Além disso, é uma alternativa para acompanhar perfis de outros profissionais, fazer networking e ficar atento aos assuntos que acabam virando matérias elaboradas por eles.
Sugestão de pauta também envolve questões de identificação com o assunto e tipo de angulação veiculado pelo portal de notícias.
4. Grupos de Comunicação no Facebook
Para quem trabalha em assessoria, esses espaços de compartilhamento de informação são ótimos para descobrir quais são os assuntos de interesse dos jornalistas no momento.
Nos grupos é possível também pedir indicação de profissionais para abordar determinado assunto, sem esquecer que a sugestão de pauta não deve ser um anúncio vazio sobre o seu cliente, e sim uma matéria que seja útil para o dia a dia dos leitores.
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