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5 tendências do áudio digital no Brasil

O áudio digital é todo e qualquer formato de áudio que pode ser consumido digitalmente através de notebooks, smartphones e dispositivos móveis. Esse modelo tem ocupado um dos lugares no pódio das tendências de mídias mais influentes do Brasil e do mundo.


Segundo um relatório produzido e apresentado pela IAB Espanha, as rádios online são propulsoras desse mercado, seguidas pelos Podcasts que trouxeram novas ideias e possibilidades ao mercado de áudio.


Homem produz conteúdo de rádio online
As rádios pela internet alcançam ouvintes sem limintes de tempo e extrapolam a georgrafia

Estima-se que até 2025 o faturamento desse mercado atinja o número de 5,6 bilhões de dólares. E quem não gostaria de uma parcela de um mercado tão promissor, não é mesmo?


A popularidade desse formato foi condicionada a revolução tecnológica que permitiu ao público estar amplamente conectado em qualquer lugar, a qualquer hora, enquanto realiza outras atividades, tornando o áudio digital não só uma tendência, como também uma extensão do entretenimento mundial.


Portanto, vale a pena ficar de olho nas tendências que estão inovando e marcando o segmento de áudio digital para entender e explorar todo o seu potencial, não é mesmo?


Confira as tendências e usabilidades do formato áudio digital no Brasil e no mundo:


1. Rádio corporativa online


Com as restrições sociais e um novo cenário de trabalho home office no Brasil, as rádios corporativas online voltaram a ser destaque nos setores de comunicação interna das empresas e prometem virar tendência nos próximos anos. Esse formato deixa o dia dos colaboradores mais leve com playlists diferenciadas e atribui informações qualificadas sobre a empresa, segmento e o mercado de atuação


2. Redes 5G – conectividade e agilidade
Técnico observa cabos de rede de internet
A 5ª Geração da internet promete maior conectividade e velocidade

Consumir áudios digitais com a conectividade 5G é uma das grandes tendências desse mercado. Afinal, a conectividade do formato 5G minimiza a latência e maximiza a velocidade de download de arquivos de áudio e vídeo de maneira impressionante. Estima-se que a conexão 5G consegue atingir download de até 20GB por segundo, sendo mais ágeis que as famosas fibras óticas muito disseminas no mercado.


3. Smart Speaker / Smart áudio
Aparelho de áudio com inteligência artificial
A Alexa e a inteligência artificial por trás desta tecnologia invadiu as casas dos brasileiros.

Segundo um levantamento realizado pela empresa Speakergy, os Smart Speaker (alto-falantes inteligentes) tiveram um crescimento exponencial nos últimos anos, e a expectativa é que até 2025 as vendas atinjam a marca de 132 milhões de unidades. Esse tipo de dispositivo é ideal para consumir áudios digitais e possuem acesso a estações e plataformas de rádios online e streaming, sendo uma tendência importante para o ano de 2021 e 2022. Já o formato de áudio digital inteligente, como a Alexa, da Amazon, ou o Google Home já se tornaram parte integrante do dia-a-dia dos americanos, e são uma tendência para o Brasil nos próximos anos.


4. Carros conectados e inteligentes

Os carros conectados já deixaram de ser uma tendência e estão se tornando essenciais nesse cenário mundial. Esse modelo de carro incorpora serviços de rádio e áudio em seus sistemas de informação e entretenimento possibilitando a audição de programas de Podcast e busca por voz. Esse tipo de veículo introduz o áudio digital como forma de otimizar a comunicação e o conforto para os motoristas, integrando inovação e soluções ágeis. Segundo o Gartner, a projeção é que existam 250 milhões de carros conectados à Internet das Coisas (IoT) até o final de 2021. Apenas nas ruas e estradas dos EUA, já circulam mais de 40 milhões de automóveis com esse perfil.


5. Podcasts

Os Podcasts se tornaram uma das mídias mais promissoras dos últimos anos. A facilidade em ouvir áudios digitais a qualquer hora e em qualquer lugar do mundo, com um alto nível de qualidade e controle absoluto sobre as informações consumidas deram poder ao formato.


Estima-se que mais de 34 milhões de brasileiros escutem Podcasts ativamente. O mercado movimenta bilhões anualmente, e o crescimento se mostra forte e contínuo, em uma escala de alto alcance.

 

Fonte: Cross Host

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