As competências exigidas no recrutamento de profissionais nas empresas hoje vão bem além dos conhecimentos técnicos. As chamadas Soft Skills (habilidades comportamentais) têm ganhado cada vez mais espaço. E dentre elas, a comunicação tem sido a habilidade mais valorizada.
O contexto da pandemia e o trabalho remoto foram alguns dos fatores que contribuíram para que a boa comunicação fosse imprescindível. Saber se expressar, escrever e falar bem são recursos que não se limitam a uma área específica. Aliados à outras habilidades como a capacidade de liderança, aprendizado online e resolução de problemas, o profissional pode se tornar muito poderoso.
AS 10 HABILIDADES MAIS VALORIZADAS PELO MERCADO DE TRABALHO
Comunicação;
Gestão de Negócios;
Resolução de Problemas;
Ciência de Dados;
Gestão de Tecnologias de Armazenamento de Dados;
Suporte Técnico;
Liderança;
Gestão de Projetos;
Aprendizado online;
Aprendizagem e desenvolvimento de funcionários.
Fonte: Linkedin
Como se comunicar ajuda na carreira?
Imagine a situação de um profissional está participando de uma seleção de trabalho. Ele possui conhecimentos, um bom currículo e experiência. Excelente, não é mesmo? Mas, e se ele não souber comunicar suas habilidades durante a seleção? Bom, tudo isso pode ficar perdido.
Além da primeira impressão que precisava ser criada antes mesmo de conseguir uma vaga, da boa comunicação também dependem os relacionamentos interpessoais no trabalho, a conquista de uma promoção, ou o desenvolvimento daquele projeto para o qual você tanto trabalhou. Independentemente do cargo e do perfil, é fundamental que o profissional saiba se comunicar e se relacionar bem, em qualquer contexto.
Veja alguns exemplos de oportunidades em que é comunicação está presente na rotina do profissional:
apresentações em público;
motivação de equipes;
liderança;
reuniões de negócios;
contatos com clientes;
vendas;
entrevistas;
negociações;
palestras;
networking.
Apesar de algumas pessoas terem mais facilidade ao se comunicar, a boa notícia é que o desenvolvimento dessa habilidade é possível a qualquer tipo de profissional. Uma boa comunicação é resultado da combinação de alguns fatores. Escolher o canal mais adequado, qual é o público, a mensagem adequada para ele, são alguns deles.
Para além da habilidade: uma profissão
Nunca se precisou tanto de comunicadores profissionais. Fora do ambiente dos relacionamentos internos no local de trabalho, existe uma vasta demanda por pessoas que ajudem a conectar empresas e marcas aos seus mais diferentes públicos, unsando técnicas, estratégias e ferramentas de comunicação.
Com a Internet, veículos tradicionais como o Rádio e TV vivem uma convergência de mídia pautada pelas necessidades de conteúdo de públicos cada vez mais segmentados. Este cenário requer do comunicador profissional habilidades que superam o conhecimento técnico.
Nesta live, o jornalita e professor Iraildon Mota traz uma análise sobre as tendências da comunicação e as novas habilidades do comunicador profissional para 2022.
Assista:
Комментарии