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  • Foto do escritorEquipe Comradio

Você se comunica bem? Faça o teste!


Não há ambiente em que não seja necessário se comunicar. E quando o assunto é trabalho, a boa comunicação é uma habilidade valiosa. Segundo Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, 60% dos problemas administrativos das empresas são frutos da má comunicação. Independente da sua área de atuação, com mais ou menos frequência você precisará interagir e se expressar.


Como você se está se comunicando?

O questionário abaixo poderá ajudar você a descobrir em que pé está sua habilidade comunicativa. Marque suas respostas em uma folha de papel, respondendo SIM, NÃO ou MAIS OU MENOS.


1. Quando conversa com alguém, você consegue facilmente colocar-se no lugar da outra pessoa?

2. Você tem dificuldade de externar sua opinião quando as pessoas discordam de você?

3. Você tem o hábito de interromper as pessoas enquanto elas estão falando?

4. Você se sente tranquilo para, educadamente, discordar de alguém em posição hierárquica superior à sua?

5. Você demonstra irritação, aborrecimento ou excitação quando o ponto de vista da outra pessoa difere totalmente do seu?

6. Você procura sempre o ambiente e o momento mais adequados para conversar sobre um assunto delicado?

7. Você tem facilidade de ver as coisas pelo ponto de vista dos outros?

8. Você tem facilidade em administrar a conversação? (por exemplo, escolher o assunto, cadenciar o ritmo da conversa, saber quando mudar de assunto etc.)

9. Você gosta de dar explicações longas ou falar demoradamente sobre cada item de uma conversação?

10. Ao falar com uma pessoa, você presta atenção na linguagem corporal dela e em seu significado? (expressão facial, postura, gestos etc.)

11. Você tem o hábito de movimentar-se, mexer-se, ficar escrevendo ou fazer ligações telefônicas enquanto alguém fala com você?

12. Você demonstra real interesse no que a outra pessoa está dizendo? (por exemplo, olhar nos olhos, ficar atento ao que diz, respeitar opinião)

13. Você se sente constrangido em solicitar ao interlocutor que explique novamente algo que você não entendeu?

14. Você tem o hábito de fazer anotações sobre os itens mais importantes de uma conversação?

15. Você é do tipo caladão, que se expressa por monossílabos?


 

Fazendo a autoavaliação

Marque um ponto para cada resposta SIM dada às seguintes questões: 1, 4, 6, 7, 8, 10, 12, 14.

Marque um ponto para cada resposta NÃO dada às seguintes questões: 2, 3, 5, 9, 11, 13, 15.

Marque meio ponto para cada resposta MAIS OU MENOS.

Anote o seu total de pontos.


De 13 a 15 pontos

Ótimo. Você faz bom uso do seu papel de comunicador. Sabe quando falar e, também, quando e como ouvir.


De 10 a 12,5 pontos

Você sabe se comunicar bem, mas, ocasionalmente, experimenta alguns problemas de comunicação. Reserve um tempo para pensar a respeito de sua abordagem de comunicação, principalmente em relação ao envio e recepção de mensagens no decorrer do diálogo.


Abaixo de 10 pontos

Você necessita trabalhar suas habilidades de comunicação. Você não está se expressando adequadamente e, talvez, também não esteja filtrando as mensagens que recebe de forma correta. A boa notícia é que dando mais atenção à comunicação, você irá melhorar sua habilidade de conversação e entendimento.


 

Referência: Manual do Chefe em Apuros, de Ernesto Artur Berg (Ed. Juruá).




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